sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Paz no Trânsito - Projeto de Artes - Professora Eliete




A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A Semana é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

E os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual 10 de  Maio não vão ficar de  fora desta  comemoração, pois  sobre a orientação da Professora   de  Artes ELIETE DA CONCEIÇÃO SILVEIRA   as turmas vêm desenvolvendo diversas ações  em sala de aula  que culminarão em um momento de conscientização no trânsito, realizado em frente  à escola com distribuição de panfletos e conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres da necessidade de paz no trânsito.

E acontecerá também a apresentação do “Rap da Paz” para a Comunidade Escolar.


Como justificativa para o projeto a professora Eliete destaca que:

A velocidade sempre causou fascínio no ser humano, principalmente na juventude.

Corre-se muito e na maioria das vezes desnecessariamente, o que conta é ter uma “falsa sensação de liberdade”, e para isso buscam-se vários caminhos, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas.
Parece inofensivo sentir-se absolutamente livre, porém as consequências  desses excessos de liberdade são alarmantes no trânsito brasileiro, que segundo as estatísticas, é considerado o trânsito que mais mata no mundo.
No Brasil morrem mais de 40.000 pessoas por ano somente de acidentes de trânsito, sem contar os ficam com sequelas para o resto de suas vidas. O governo brasileiro gasta em média cinco bilhões de reais por ano com a saúde pública para tratar as vítimas de acidentes automobilísticos, dinheiro que poderia ser investido em educação e em outras áreas, garantindo maior qualidade de vida aos brasileiros.

Ultimamente muito se tem feito para melhorar a situação do trânsito brasileiro. Uma das 
medidas tomada é um momento de forte reflexão sobre o problema é a “Semana Nacional doTrânsito”. Também está em vigor no Brasil  a “Lei Seca”, temos também no Estado do Pará um incentivo que consiste em reduzir uma porcentagem no IPVA, para o motorista que não cometer nenhuma infração durante um período de um ano ou mais.

Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.


Assim,  o “Projeto PAZ NO TRÂNSITO – CIDADÃO CONSCIENTE, TRÂNSITO EFICIENTE”, desenvolvido com os alunos do 2ª ano do E.M – do C.E. 10 de Maio, objetiva ser um canal de informação e formação para os nossos alunos e a população em geral e acreditando que a escola deve ser um espaço de reflexão, debate e compreensão desta problemática.  Propondo  um momento de sensibilização no trânsito, juntamente com os alunos, a professora Eliete e seus parceiros   buscam contribuir para um trânsito mais saudável em nossa cidade.


 PARCERIAS DO PROJETO


O “Projeto Trânsito na Escola”  está sendo executado pela professora de Artes ELIETE DA CONCEIÇÃO SILVEIRA em parceria com a professora de Matemática REGINA BOECHAT, com os alunos do  2º ANO DO Ensino Médio, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.


- Secretaria Municipal de Trânsito.

- Polícia Militar.
- Motoway- Comércio de Motos Ltda.
-Rodando Certo


 Algumas das ATIVIDADES DESENVOLVIDAS em sala de aula:


·        Pesquisas de dados que evidenciam o aumento da criminalidade no trânsito, suas causas, consequências e o que fazer para reverter esta realidade.

·         Leitura de diversos modelos de gráficos que apresentam a violência no trânsito
·         Elaboração de gráficos e confecção de cartazes enfatizando a violência do trânsito.
·         Exposição e Explanação pelos alunos dos gráficos.
·         Confecção de panfletos de conscientização sobre a violência no Trânsito;
·         Pintura em tecido de símbolos da paz para ser aplicado nas camisas para o momento de conscientização no trânsito.
·         Trabalhando com música – criação do Rap da Paz;
        
 Atividades com a música A PAZ – da Banda Roupa Nova
- Reflexão e interpretação
- Coreografia
- Debate    
·         Atividade com dança
- coreografia do Rap
- coreografia da música - Paz – Roupa Nova
·         Confecção de cartazes com placas de conscientização confeccionadas pelos alunos.
·         Vídeo “Educação no trânsito”.
·         VIDEO EMOCIONANTE: Chega de violência no trânsito ... queremos amor e respeito!
Reflexão e debate
-Como queremos um transito humanizado se não nos comportamos como humanos?
·         Filme “Fora de Controle”



.Participe você também!


Colaboração: Professora Eliete  da Conceição Silveira.

.

3 comentários: